quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

RETROSPECTIVA LITERÁRIA 2015

RETROSPECTIVA LITERÁRIA 2015

Olá. Decidi participar no desafio do Blog Pensamento Tangencial e responder a algumas questões sobre as minha leituras em  2015. Para saber mais é só clicar no link.


A aventura que me tirou o fôlego:
Sem duvida que foi Delirium de Lauren Oliver. Li muitos de que gostei mas este foi o que me marcou. Chorei até mais não e li em tempo recorde a saga.

O terror que me deixou sem dormir:

Nenhum, não leio muito terror, apesar de ter lido o Drácula este ano.

O suspense mais eletrizante:
Mais uma vez Delirium, nunca sabia o que ia acontecer.

O romance que me fez suspirar:
Delirium, Desejo Subtil de Lisa Kleytas e Juntos ao Luar de Nicholas Sparks

A fantasia que me encantou:
Sem dúvida Delirium.

A saga que me conquistou:
Adorei a Saga Delirium. Viciei-me na saga dos Instrumentos Mortais mas ainda vou no início, e li a Saga Divergente. 

O clássico que me marcou:
Jane Eyre - foi o primeiro livro que li este ano. Não poderia ter começado com melhor.

O livro que me fez refletir:
Tantos... Delirium e Juntos ao Luar que me fizeram pensar no amor.

O livro que me fez rir:
Grey :p

O livro que me fez chorar:
 Delirium e Juntos ao Luar - Não sei com qual dos dois chorei mais. Ainda hoje se olhar para colecções de moedas me emociono.

O livro que me decepcionou:

O nono diário de Sofia e O décimo diário de Sofia - Lia quando era mais nova mas nunca acabei, e este ano decidi continuar a leitura, mas deveria ter estado quieta, Sodia perde o namorado e em 300 paginas anda enrolada com 3 ou 4.
Atraída de Sylvia days detestei ao ponto de comentar no facebook 5 sentidos.

O livro que me surpreendeu:
Não pensava que Desejo Subtil fosse tão bom e O diário da nossa paixão que me pôs a chorar apesar de eu já conhecer a história.

O livro que devorei:
Tantos... Grey, as sagas Delirium, Divergente e Instrumentos Mortais, mas o mais rápido foi uma tarde que foi Desejo Subtil.

O livro que abandonei:
Nenhum, mas o custou-me ler o Drácula.

A capa que amei:
Grey porque a minha sobrinha dizia que a tia queria o livro do olho nos anos.

O thriller psicológico que me arrepiou:

Acho que nenhum.

A frase que não saiu da minha cabeça:
A única coisa pior do que um rapaz que nos odeia - Um rapaz que nos ama -- A rapariga que roubava livros

O(a) personagem do ano:
Lena de Delirium e John de Juntos ao luar

O casal perfeito:
Lena Haloway e Alez de Delirium e Annabelle e Simon de Desejo Subtil

O(a) autor(a) revelação:

Este ano li muitos novos (antigo) autores que me viciei como Nora Roberts, Nicholas Sparks Eloisa James e Lesley Pearse. Foram revelações para mim.

O(a) autor(a) que mais esteve presente entre as minhas leituras:
Com quatro livros ganha Nicholas Sparks

O gênero literário que mais li:
Romance e Fantasia.

O gênero literário que preciso ler mais:
Acho que terror ou policial, mas como não gosto  vou ficar pelo romance e pela fantasia.

O melhor livro nacional:
Catarina de Bragança

O melhor livro que li em 2015:
Esta é a mais difícil pois foram muitos bons. Entre Desejo Subtil, Delirium e Juntos ao Luar, escolho Delirum. Pode não ser o melhor livro para muitos, mas a mim marcou-me.

Li em 2015 ..58... livros.

A minha meta literária para 2016 é:
100 - vai ser muito difícil mas não custa tentar.

Bom ano literário :)


AS

3 comentários:

  1. Oii, tudo bem?

    Gostei bastante da sua retrospectiva... e deu para ver como "Delírio" foi importante para você. Eu tenho o primeiro livro, mas uma vez comecei a ler, e não curti tanto a protagonista e acabei deixando ele de lado.

    Desejo para você um 2016 cheio de conquistas!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rafaella :)

      Achei a protagonista parecida comigo no sentido que faz tudo certinho, acho que foi por isso que gostei, mas o início é um pouco secante, é a apresentação da sociedade. O livro foi-me emprestado e todos os dias a pessoa em questão perguntava-me se eu estava a gostar porque dizia que era o meu género. Só a meio ganhei realmente o gosto e os restantes livros foram lidos rapidamente.
      Para o caso de o leres depois deixa aqui a tua opinião :)
      Obrigada pelo comentário.
      Boas leituras :)

      Eliminar
  2. Bom tenho definitivamente de ler o Desejo Subtil (tenho os 3 da escritora acho que é uma trilogia, se estiver errada diz-me por favor. Como adoro fantasia tenho de ver se tem na biblioteca da minha terra a saga Delirium, li a sinopse e gostei.
    Bjs e boas leituras.

    ResponderEliminar