LEITURA 46/2016 - 1984
Autor: George Orwell
Editor: Antígona
Avaliação: ✰✰✰✰
Nº de páginas: 314
Tempo de leitura: 7 dias
Desafios: Desafio Clássicos, Desafio Literário 2016 (08. um livro que você abandonou), Mil Estrelas No Colo (um livro publicado antes de nasceres)
Sinopse: «Mil Novecentos e Oitenta e Quatro» é uma sátira, onde aliás se detecta inspiração swifteana. De aparência naturalista, trata das realidades e do terror do poder político, não apenas num determinado país, mas no mundo — num mundo uniformizado. Foi escrito como um ataque a todos os factores que na sociedade moderna podem conduzir a uma vida de privação e embrutecimento, não pretendendo ser a «profecia» de coisa nenhuma.
Opinião: Este foi mais um livro que li para o desafio de clássicos, mas ao contrário dos outros, deste eu gostei. 1984 é um romance distópico que se centra na personagem Winston Smith que não apoia a sociedade totalitária em que vive. O livro alterou a minha perspectiva de guerra, pois defende que objectivo da guerra é manter o poder das classes altas. Nessa sociedade existe um teletela (ecran) em cada casa para controlar todos e que reduz ao máximo o número de palavras que podem ser utilizadas. O trabalho de Smith é alterar as noticias e comunicações passadas de modo ao partido nunca ter mentido.
É um mundo totalmente diferente que nos ensina a importância da educação e da liberdade do pensamento.
Sem comentários:
Enviar um comentário