domingo, 21 de novembro de 2021

Leitura 18/2021 - Aquorea

 LEITURA 18/2021 - AQUOREA




Comprei este livro logo quando saiu para ajudar a mostrar que em Portugal queremos ler fantasia. A melhor forma de mostrar é em vendas logo nas primeiras semanas.

Gosto muito de ler fantasia e por isso tenho muitos termos de comparação que fizeram com que esta leitura não fosse 5⭐.

Em primeiro lugar, irritou-me o facto de parecer que não existe um publico alvo para a narrativa. Começa por parecer uma fantasia juvenil que coloca erotismo para um público adulto jovem. Não achei as transações naturais. Se numa página a protagonista é apresentada como dócil e até um pouco tola, na outra já é uma guerreira que sabe como se satisfazer ao nível da masturbação. Parece que existia uma história e que foram colocadas cenas apenas para atrair este público (onde me encontro). Isso faz com que não saiba categorizar o livro.

O Marketing da venda do livro foi muito boa, e por isso esperava que o livro tivesse mais detalhes, até porque encontrei várias referências a outros livros. Deveria existir um mapa de Aquorea e um glossário. Sendo fantasia faltam muitas descrições, o que impediu a minha imaginação. Por exemplo, se uma personagem corre do sitio x para o y e a personagem sabe o tempo que leva e o que irá encontrar, eu como leitora, que acompanho a aventura desde o inicio também deveria saber.

Agora a parte boa. Adorei o mundo de Aquorea. É fácil de entrar na história e apreciar a mesma. E sinto um orgulho nacionalista (acho que posso escrever assim), de escrevermos fantasia em Portugal. Não me lembro de ter lido fantasia assim em Portugal. É fácil criticar quando comparamos com o melhor que se faz lá fora, mas a verdade é que pouco, e a custo, se faz cá dentro. Ara conseguiu puxar a menina em mim que descobriu a paixão por ler simplesmente para viajar para outros locais.

Sei que existe uma polémica sobre a avaliação dos livros, mas eu avalio consoante ter (ou não) apreciado a história. E aí, este leva 4⭐ porque me colocou a querer falar com as personagens. A querer perceber o motivo de acontecer certas coisas. A querer enviar mensagens à autora com mil e uma questões incluindo sobre lama.

Quero o segundo 😁
  

Autor: M. G. Ferrey

Editor:
 Nuvem de Tinta

Avaliação:
 ✰


Nº de páginas: 560

Tempo de leitura: 1 semana

Acompanhem o 
Facebook e o Instagram.
Boas leituras, 

Guerra dos Livros

Sem comentários:

Enviar um comentário